Tenha uma boa tarde! Hoje é Sábado, dia 10 de Junho de 2023. Agora são 17:54:08 hs

Assembleia dos trabalhadores aprova, por unanimidade, a contratação de um auxiliar técnico para a realização dos cálculos do PCCS/95

O SINTECT-GO realizou, no dia 16 de novembro, a Assembleia Extraordinária na qual foi aprovada, por unanimidade, a contratação de um auxiliar técnico para fazer os cálculos do realinhamento e dos retroativos do PCCS/95.
Os pontos de pauta da Assembleia eram: Análise de currículo e da proposta de honorários para contratação de auxiliar técnico para cálculo de realinhamento e parcelas vencidas nas execuções derivadas da demanda coletiva do PCCS 1995 (ACP 0000681-80.2010.5.18.0005) e 2- Esclarecimentos e deliberações de outros pontos relativos à execução do PCCS 1995.
Desde 2014, quando houve um parcial realinhamento dos salários-base, que o Sindicato teve que discutir os parâmetros da execução, demonstrando que o percentual correto de cada referência é 5% e não pode parar em 2008 para quem apresentou termo de não aceite e deve seguir até a última referência possível da tabela de salários, sem compensar com qualquer outro instrumento normativo.
Os processos foram julgados conforme os parâmetros defendidos pelo SINTECT-GO e a empresa recorreu para o TST. Vários processos já estão retornando do TST e agora precisamos de um auxiliar técnico para os cálculos do realinhamento dos salários (para manifestar se a empresa está fazendo correto e impugnar se não tiver, mostrando o salário base correto) e para oportunamente apresentar o cálculo das vencidas.
Então, o que foi aprovado nesse dia, em Assembleia, foi a contratação de um auxiliar técnico capacitado para a elaboração da evolução salarial, para análise dos realinhamentos aplicados nessa etapa do processo e para a apuração das parcelas retroativas, que deverão ser apresentadas pelos credores nas execuções dentro do prazo de 60 dias concedidos pelo juiz.
Será disponibilizado EM BREVE um acesso digital para a contratação individual do auxiliar técnico.

Fiquem atentos para as próximas informações sobre o tema em questão!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

Leia mais ...

Assembleia no dia 23/11 dará início ao novo processo eleitoral do SINTECT-GO

Seguindo o cumprimento do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e em suas Concessionárias, Permissionárias, Franqueadas, Coligadas, Subsidiárias e Terceirizadas no Estado de Goiás (SINTECT-GO), a Diretoria Colegiada vem convocar todos os trabalhadores (as) filiados (as) a participarem da Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 23 de novembro de 2022, para dar início ao Processo Eleitoral Quadriênio 2023/2027.
A Assembleia ocorre na sede do SINTECT-GO, localizada na Rua Anhangá, Qd. 32 A, Lts. 25 e 26 – Vila Brasília, Aparecida de Goiânia e/ou pela Plataforma Virtual Zoom, sendo o link disponibilizado para os participantes até 24 horas antes da data da assembleia, com primeira chamada às 18h30min e segunda chamada às 19h, conforme previstos no Art. 14 – Parágrafo Primeiro: (O quórum de realização das assembleias gerais será em primeira chamada de 50%+1 dos aptos a votar e em segunda chamada, respeitado o intervalo mínimo de 30 e máximo de 45 minutos, será de qualquer número, vencendo a proposta que obtiver maior quantidade de votos dos presentes na segunda chamada).
O ponto de pauta da Assembleia é a eleição e posse da Comissão Eleitoral, que irá acompanhar e organizar todo o processo.

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

 

 

 

Leia mais ...

Campanha Salarial 2022/2023 - Assembleia de pauta de reivindicações no dia 23 de junho

O SINTECT-GO convoca os trabalhadores (as) para participarem, no próximo dia 23 de junho, da Assembleia para referendar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022/2023, onde vai ser deliberado sobre o representante da Mesa Nacional de Negociação e autorizar o Comando Nacional da FENTECT a representar Goiás na mesa de negociação.
A Assembleia será transmitida de forma virtual, pela plataforma Zoom, com primeira chamada às 19 h e segunda chamada às 19h30.

Pontos:

1- Discutir e aprovar a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial da data-base de 2022/2023;

2- Decidir sobre conceder autorização ao Comando Nacional de Negociação da FENTECT , eleito no Conselho de Representantes da FENTECT , realizado em Brasília durantes os dias 08 e 09 de junho de 2022, para representar a categoria em negociação coletiva, com poderes de firmar acordo coletivo e/ou para defender-se em e ajuizar dissídio coletivo contra a EmpresaBrasileira de Correios e Telégrafos;

3-Discussão e aprovação das cláusulas constantes da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2022/2023.

Leia mais ...

Assembleia de Prestação de Contas do ano 2020

Conforme previsto em edital publicado no dia:24/03, a Diretoria Colegiada convoca para a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, que ocorre no dia:31/03, a partir das 18h. Essa diretoria, vem apresentar a toda a categoria filiada, a Prestação de Contas de 2020, ano em que esteve, mais uma vez, compromissada com a luta, com transparência, ética, intransigente na defesa dos trabalhadores (as) e tem sido gigante à frente das Campanhas Salariais e no combate ao descaso da empresa em relação à Covid-19 nas unidades, sendo contundente na assistência no campo jurídico, a qual indenizou centenas de trabalhadores, no que tange aos processos de: diárias, questão racial, PCCS/95, entre outros. Além disso, na preservação da estrutura e ampliação dos seus espaços para melhor atender seus filiados, como o alojamento para acolher aqueles que vem do interior do Estado e também para a realização de várias atividades: como reuniões e eventos. Tão logo concluirmos as obras estaremos apresentando o feito (compromisso).

 

Clique aqui e confira o Boletim de Prestação de Contas 2020 e convocação para a Assembleia Geral 

Leia mais ...

Assembleia Geral Extraordinária: Agora é greve!

   O SINTECT-GO convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios em Goiás para a Assembleia Geral Extraordinária, por meio de videoconferência, que será realizada na próxima segunda-feira, 17, a partir das 18h30. Na pauta da Assembleia teremos os seguintes pontos: Informes, Avaliação da Campanha Salarial e aprovação (ou não) de Greve a partir das 22 horas do mesmo dia (17). O link para participação será disponibilizado a todos os trabalhadores (as) da base do SINTECT-GO por email e whatsapp até segunda-feira.
   Após Assembleia no último dia 04 de agosto, os trabalhadores (as) decidiram unificar a data com a FENTECT e com os 36 sindicatos da categoria para uma mobilização nacional. A greve é resultado dos inúmeros ataques sofridos pelos Ecetistas nos últimos anos e, mesmo diante de uma grave pandemia do novo Coronavírus, o governo e a direção dos Correios insistem no desmonte da empresa com o intuito de privatização e em atacar os trabalhadores retirando direitos historicamente conquistados.
  Ao suspenderem o Acordo Coletivo que valia por dois anos, obrigaram os trabalhadores (as) a realizarem um processo de negociação coletiva em plena pandemia e, além disso, o General Floriano Peixoto ainda apresentou uma proposta em que haverá a retirada de 70 cláusulas do atual Acordo Coletivo, acabando com os 30% do Adicional de Risco, Auxílio Creche/Babá, 70% sobre férias, entre outros. Um desrespeito escancarado com os profissionais dos Correios.
Por isso, esperamos todos os trabalhadores (as) para uma grande mobilização. Direitos se ampliam, não se retiram! Por nenhum direito a menos, agora é greve!

#Vai ter luta!
#Contra a retirada de direitos!
#Diga não à privatização!
#Pela vida!
#SINTECT-GO na luta sempre!

 

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

 

 

Leia mais ...

Assembleia Geral Extraordinária: Greve Nacional para o dia 04 de Agosto

O SINTECT-GO convoca todos os trabalhadores (as) e filiados (as) para a Assembleia Geral Extraordinária, por meio de videoconferência, que será realizada na próxima terça-feira,04 de Agosto, a partir das 18h30. Na pauta da Assembleia estão os seguintes pontos: avaliação da Campanha Salarial e aprovação (ou não) de Greve a partir das 22 horas do mesmo dia (04/08). Essa Assembleia é resultado da decisão de mais de 200 trabalhadores (as) que recusaram a proposta da ECT, que apresenta a retirada de 70 cláusulas do atual Acordo Coletivo e aprovaram o estado e o indicativo de greve.

Após tantos ataques contra os Ecetistas, retirando direitos conquistados historicamente, negligenciando cuidados básicos de segurança e proteção aos trabalhadores (as) em tempos de grave pandemia da Covid-19 e ainda o desmonte explícito dos Correios com o pretexto de privatização, precisamos nos unir porque a luta será ainda mais dura. O Sindicato conta com a união e a mobilização de todos para vencermos mais essa batalha.

A Greve é fruto da intransigência da empresa e do Governo Federal em querer rasgar o Acordo Coletivo dos trabalhadores (as) em pleno período de pandemia!
O Governo  quer massacrar os trabalhadores dos Correios neste difícil momento para a sociedade brasileira e o mundo, mexendo em uma decisão que já estava pacificada com a sentença normativa que valia por dois anos!

Não aceitaremos e lutaremos pelos nossos direitos conquistados historicamente a duras penas! Por nenhum direito a menos, agora é greve!

 

#Vai ter luta!

#Agora é greve!

#Contra a retirada de direitos!

#Diga não à privatização!

#Pela vida!

#SINTECT-GO na luta sempre!

Diretoria Colegiada

SINTECT-GO

 

Leia mais ...

É hora de referendar a pauta! Assembleia Virtual com os Delegados Sindicais para Campanha Salarial 2020/2021

Após a suspensão das cláusulas 28 e 79, do Acordo Coletivo de Trabalho da Categoria, numa atitude inédita e sorrateira por parte da empresa e do
Governo, foi suspensa a vigência do Acordo Coletivo da Categoria dos Trabalhadores e instituído novas porcentagens para o compartilhamento do plano de saúde, o que muito onerou os trabalhadores. Diante disso, com a suspensão da vigência do Acordo Coletivo, que seria por dois anos, poderemos estar sem Acordo Coletivo de trabalho a partir do 01 de Agosto, pois com a liminar voltou  a valer por um ano, que vence dia 31 de julho.

É público e notório o interesse do Governo Bolsonaro em retirar todos os benefícios conquistados historicamente nas lutas dos trabalhadores dos Correios para rasgar o Acordo Coletivo, tornando a empresa mais atrativa para a privatização, diga-se de passagem que não foi esquecida. É muito claro o interesse de se cortar direitos dos trabalhadores, pois em meio à pandemia do novo Coronavírus, a empresa quer discutir cláusulas do acordo coletivo que já estavam garantidas por dois anos. Em razão da pandemia, o Governo Federal lançou o Decreto congelando os salários por dois anos, no caso dos Correios, o Governo pede a suspensão da vigência e quer “negociar” em meio a uma crise política, econômica e sanitária em que passa o país.

A Federação até procurou o STF para uma reunião onde expôs toda a problemática que envolve a questão de se fazer uma Campanha Salarial nesse momento difícil, argumentando e tentando sensibilizar aquela Corte para que revise tal liminar e garantisse o que estava antes decidido na Sentença Normativa de Dissídio Coletivo de Greve pelo TST em 2019. O Ministro se comprometeu a olhar a situação específica, mas ainda não deu resposta. A Federação também buscou o Ministério Público Federal na tentativa de mediar essa situação e prorrogar o acordo coletivo de trabalho ou a sentença normativa vigente até que se passe a pandemia.

O presidente da empresa, o General Floriano Peixoto, mais que depressa solicitou a Pauta Nacional de Reivindicações, ou seja, estão ansiosos para tratorar os direitos no Acordo Coletivo. E não se engane, isso tem um porquê e esse porquê é preparar o terreno para privatização reduzindo direitos e benefícios.

Assim sendo, os Sindicatos e a FENTECT decidiram por sistematizar uma pauta de reivindicação e calendário de lutas para apresentar para o General Floriano Peixoto, pois não podemos esperar que chegue até dia 31 de julho sem estarmos organizados na mobilização dos trabalhadores para o enfrentamento que se fará necessário. Agora é preciso referendar essa pauta e os representantes sindicais de base (Delegados Sindicais) terão um papel crucial neste momento de participar de uma videoconferência representando a sua Unidade. Assembleias virtuais já são autorizadas pela Justiça neste momento de pandemia. A pauta de reivindicações já foi enviada para todos os e-mails e o Sindicato convoca todos os Delegados Sindicais a participarem. Será uma Campanha Salarial atípica, muito provavelmente com reuniões de negociação coletiva via videoconferência.

Trabalhador se prepare, pois não aceitaremos qualquer retirada de direitos historicamente conquistados por esta categoria. Não aceitaremos mais precarização das relações de trabalho na nossa categoria. Qualquer ameaça de retirada de direitos sairemos com a maior greve nacional dos trabalhadores dos Correios, pois direitos se ampliam não se retiram e, minimamente nesse período de crise em que o mundo passa e toda a classe trabalhadora, deveria se manter o que já temos e já estava decidido desde a Campanha Salarial de 2019.

Trabalhador fique atento! Acompanhe as redes sociais e o site do Sindicato, pois a empresa não permite a entrada e expulsa Dirigentes Sindicais da porta das Unidades por ordem do Governo e do General Floriano Peixoto.

Com isso, na próxima terça-feira, dia 30/06, às 19 horas, realizaremos virtualmente a Assembleia de Referendo de Pauta Nacional de Reivindicações e Referendo do Calendário Nacional de Lutas da Campanha Salarial 2020/2021. O link para participação será disponibilizado via email e whatsapp aos Delegados Sindicais.

Vai ter luta!

Vamos pra cima!

SINTECT-GO na luta sempre!

 

Diretoria Colegiada

SINTECT-GO

 

 

Leia mais ...

Sintect - GO realiza Assembleia Extraordinária para deliberar interrupção das atividades

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e em suas Concessionárias, Permissionárias, Franqueadas, Coligadas, Subsidiárias e Terceirizadas no Estado de Goiás (SINTECT-GO) realizou hoje (24/03) Assembleia Geral Extraordinária para deliberação de interrupção das atividades dos trabalhadores dos Correios em Goiás. 

Antes da ocorrência de Assembleia, o SINTECT-GO fez publicar o edital de convocação para o encontro, notificou a empresa com 72 horas de antecedência de ocorrência da mesma, realizando comunicação pública à sociedade. Após a realização da Assembleia foi enviada à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos  a ata de deliberação para a interrupção das atividades dos funcionários dos Correios pela falta de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (greve de resistência ambiental).

Em resposta à ata do Sindicato a ECT, conforme Ofício n.º 74/2020, solicitou toda a documentação pertinente à interrupção das atividades e esta solicitação já foi atendida. Paralelamente, o Sindicato propôs Ação Civil Pública e está aguardando liminar para que imponha aos Correios prazo e multa para o fornecimento de EPI (álcool em gel 70%, sendo para os carteiros fracionado em distribuição individual e máscaras), principalmente para aqueles trabalhadores em atividades expostas.

Para você, que deseja aderir à atividade externa de contato ao público, segue formalização de preenchimento de documento para que seja entregue à chefia. Caso a mesma se recuse a essa formalidade é necessário colher a assinatura de duas testemunhas. 

 Clique aqui e tenha acesso ao documento de informação ao gestor da Unidade

Leia mais ...

Pela nossa vida e de nossos familiares: Suspensão das atividades!

        A COVID-19 tem se alastrado cada vez mais no Brasil. Já são 647 casos confirmados com 7 mortes. Governadores de vários Estados já decretaram medidas de segurança para a diminuição e o controle da doença, como fechamento de grande parte do comércio para diminuir a movimentação da população e o reforço para a conscientização da importância de cuidados como a utilização de máscaras e álcool em gel. Diante disso, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás – SINTECT-GO vem neste denunciar o descaso sofrido pelos trabalhadores da ECT. Esta vem demonstrando total irresponsabilidade em relação à falta de providências para a garantia de segurança e proteção para os Ecetistas e nenhuma preocupação com a integridade física de seus funcionários. Um descaso sem precedentes diante do agravamento da doença em todo o mundo.

         Os trabalhadores dos Correios não têm álcool em gel 70%, nem máscaras, e em muitas unidades faltam toalhas de papel e copos descartáveis! A falta do álcool em gel 70% atrapalha a execução das atividades dos trabalhadores nas ruas sem a possibilidade de recorrer imediatamente à agua e sabão, contrariando todas as normas de segurança e vigilância. O fato também ocorre com os atendentes comerciais que tem contato direto com vários clientes de vários lugares no balcão e também os OTTs, que trabalham em ambiente fechado onde se concentram inúmeros trabalhadores ao mesmo tempo, efetivos e terceirizados.

         Na Itália os sindicatos estão exigindo a paralisação das atividades dos Correios devido à pandemia, que no país já matou mais de 3,4 mil pessoas. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FENTECT), já são 10 casos suspeitos de trabalhadores dos Correios com a doença no Brasil. Os funcionários dos Correios (carteiros) estão expostos à contaminação pelo Coronavirus, pois de manhã estão na parte de organização do trabalho externo em um aglomerado de pessoas em um mesmo ambiente dentro das unidades. Na parte da tarde, de casa em casa para a entrega de cartas e encomendas tendo contato direto, inclusive, com clientes que estão cumprindo quarentena de isolamento social sob suspeita. 

         A Organização Mundial de Saúde orienta que a pandemia seja encarada com medidas efetivas pelas empresas para garantir a saúde de todos os trabalhadores (as). As medidas tomadas no mundo inteiro foram de isolamento social para conter a proliferação do vírus. Somente o isolamento, a não circulação de pessoas e o não contato físico é que vão barrar o avanço do COVID-19 e evitar a morte de milhares de pessoas como está ocorrendo em outros países que outrora ignoraram estas orientações das autoridades médicas. O governo e a empresa precisam urgentemente tomar medidas concretas de suspensão das atividades dos trabalhadores dos Correios para conter a proliferação do vírus, para evitar a aglomeração de pessoas e se precaver de um grande colapso no nosso sistema de saúde.

         Em razão de toda essa situação, o SINTECT-GO não suportando mais  a morosidade para a empresa tomar providências efetivas e o medo e o terror que assombra os trabalhadores nas unidades pelo risco de morte informa que conforme prevê a Convenção 155 da OIT no seu artigo 13 e NR 01 item 1.4.3, orientações médicas e a Constituição Federal em razão da pandemia do COVID-19, será realizada no dia 24/03 a partir das 8h30 a Assembleia de deliberação quanto a interrupção das atividades nos Correios em Goiás.

Chega de morosidade! Vamos lutar por melhores condições de trabalho!

 

 Confira aqui o Boletim sobre a Assembleia Geral 

 

 

Leia mais ...

Suspensão da Assembleia Geral Extraordinária

Companheiras e companheiros!

 

Devido ao avanço da pandemia do novo COVID-19 a nível mundial e do aumento de casos confirmados e suspeitos no Brasil e em Goiás, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás informa que está suspensa a Assembleia Geral Extraordinária organizada para o dia 17 a partir das 18h30. 

Por se tratar de uma questão de saúde pública e para resguardar os trabalhadores de ficarem expostos à contaminação pelo COVID-19 o SINTECT-GO optou por suspender a Assembleia de deflagração de greve e participação nos atos e manifestações de rua com aglomeração de pessoas neste momento. 

Salientamos que os trabalhadores sigam as instruções das instituições médicas para a prevenção de contaminação com o vírus e que o SINTECT-GO e a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FENTECT) já se posicionaram no sentido de notificar a ECT com relação aos possíveis riscos que seus trabalhadores(as) estão expostos, também oportunamente cobrando providências no sentido da prevenção conforme tem orientado as instituições de saúde. 

Repudiamos a atitude de descaso e indiferença com que a presidência da empresa tem tratado essa questão de saúde. Vale ressaltar também que as várias instituições que compõem os movimentos sociais e centrais sindicais já divulgaram nota orientando pela suspensão das manifestações de rua onde haveria grande concentração de pessoas. 

O SINTECT-GO esclarece que o recuo se faz necessário neste momento difícil visando o não agravamento da situação e o colapso no sistema de saúde, mas que é importante a mobilização de todos e todas nas redes sociais, denunciando os ataques aos serviços públicos, à democracia e às estatais. 

Que os trabalhadores dos Correios permaneçam vigilantes e mobilizados, pois no momento oportuno estarão sendo chamados novamente para fazer o enfrentamento pela defesa dos nossos direitos, dos nossos empregos, contra a precarização e o desmonte da empresa. 

 

SINTECT-GO na luta sempre!

 

Diretoria Colegiada

Gestão Unidade, Resistência e Luta 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS