Tenha uma boa noite! Hoje é Sexta, dia 09 de Dezembro de 2022. Agora são 19:58:34 hs
SINTECT-GO

SINTECT-GO

URL do site: http://www.sintectgo.org.br/novo/

Participe da Caravana da posse do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva!

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) disponibilizarão ônibus para quem tiver interesse de participar da posse do então eleito senhor presidente Luis Inácio Lula da Silva, que ocorrerá a partir das 14 horas de 01 de Janeiro de 2023. O momento é histórico e será importante para todos os brasileiros. Haverá a participação de uma caravana de todo o Brasil com a estimativa de 300.000 pessoas. Faça você também participação nesse evento!

Aos interessados, devem procurar a instituição sindical, que fica responsável de organizar, junto à base da categoria, as inscrições com antecedência até o dia 15 de dezembro, porque as vagas estão limitadas. O ônibus sairá do CTCE, descerá para o diretório do deputado Rubens Otoni, em frente à antiga Assembleia Legislativa na Alameda dos Buritis seguindo para Brasília.

O ônibus sairá pela manhã, por volta das 7 horas e retornará no final da tarde. Entre em contato com a secretaria do SINTECT-GO, telefone: 3280-4415 e  62 99255-1633 e faça a sua inscrição!

TRABALHADOR CONSEGUE, POR MEIO DO SINTECT-GO, COBERTURA DE TRATAMENTO NEGADA PELA POSTAL SAÚDE

O SINTECT-GO conquistou, por meio de sua assessoria jurídica, em demanda na Justiça do Trabalho, liminar e sentença de procedência para a realização de tratamento em trabalhador dos Correios negado pelo plano Postal Saúde.
O trabalhador já vinha de diversos tratamentos sem sucesso, o que além de causar agravamento das doenças, que eram o motivo do tratamento, ainda lhe causavam problemas na rotina de trabalho.
Houve prescrição médica para a realização de sessões de estimulação magnética craniana, mas foi negada a solicitação administrativa junto ao plano de saúde, sob a justificativa de estar fora do rol de cobertura obrigatória da Agência Nacional de Saúde. Porém, o entendimento do magistrado foi de que o rol de tratamentos não desobriga o oferecimento do tratamento quando a doença é coberta pelo contrato e outros procedimentos cobertos foram tentados, sem sucesso.
Com isso, a Postal Saúde foi condenada a promover o tratamento indicado ao trabalhador e ainda indenizá-lo por danos morais.

Trabalhador: Em caso de violação de seus direitos, procure o seu Sindicato!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

QUADRIÊNIO 2023/2027: ELEIÇÃO E POSSE DA COMISSÃO ELEITORAL

Foi realizada no último dia 23 de novembro, a Assembleia Geral Ordinária com os filiados do SINTECT-GO, para darem início a mais um processo eleitoral de renovação do mandato da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do Sindicato, quadriênio 2023/2027, de acordo com o Estatuto da Instituição. Durante a Assembleia, a Comissão eleitoral foi eleita e empossada pelos filiados presentes.
Os trabalhadores filiados ao SINTECT-GO interessados em participar do processo eleitoral da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do SINTECT/GO, para o quatriênio 2023/2027, podem inscrever suas chapas até o dia 12 de dezembro de 2022. As eleições ocorrem no dia 13 de Janeiro de 2023. Caso não seja atingido o quórum, haverá uma segunda convocação no dia 23 de janeiro e, no dia 03 de fevereiro, ocorre uma nova eleição no caso de empate entre as chapas mais votadas.
Caso não haja inscrição de mais de uma chapa, será realizada Assembleia Geral Extraordinária de Aclamação e Posse da Chapa inscrita no dia 14 de fevereiro de 2023.


Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

 

CALENDÁRIO: 

 

28/112022 a 12/12/2022: Prazo para registro de chapas;
13/01/2023 – Data da eleição;
23/01/2023 – Data da segunda convocação caso não seja atingido o quórum na primeira eleição;
14/02/2023 - Realização de Assembleia Geral Extraordinária de Aclamação e Posse da Chapa inscrita, caso não haja inscrição de mais de uma chapa no processo eleitoral.

 

Prorrogação da licença-maternidade: Sentença procedente garante direito às trabalhadoras de Goiás

A Justiça do Trabalho em Goiás julgou procedente Ação Civil Coletiva promovida pela assessoria jurídica do SINTECT-GO para que a ECT conceda a prorrogação da licença-maternidade por mais 60 dias, passando de 120 para 180 dias, às empregadas dos Correios em Goiás e conceda, na sequência da prorrogação, as férias anuais.
O Manual de Pessoal da ECT – MANPES foi alterado em 24/03/2021 e previa o direito à prorrogação da licença-maternidade, desde que requerida no prazo de 30 dias antes do término da licença.
A empresa alega que o benefício foi extinto por não estar mais previsto nos Acordos Coletivos desde 2020. Contudo, a sentença proferida registra que a exclusão da cláusula do ACT não impactou o direito das contratadas considerando que estava regulado no Manual de Pessoal e incorporou-se ao patrimônio contratual das trabalhadoras de Goiás.
A decisão passará por análise do TRT e TST após recurso da empresa. Mas, em Goiás, a ECT deve continuar cumprindo a liminar mantida na sentença para garantir às trabalhadoras a prorrogação da licença-maternidade.

Atenção trabalhadoras: não deixem de fazer o requerimento 30 dias antes do encerramento dos 120 dias regulares da licença-maternidade.

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

TRABALHADORES, CUIDADO COM O “CANTO DA SEREIA”, NÃO DÊ “CHEQUE EM BRANCO”!

A alteração na Legislação Trabalhista, promovida pelo Governo Michel Temer em 2017, prejudicou demais a classe trabalhadora brasileira, inclusive com artigos que preveem que em caso de ação aberta pelo trabalhador contra o empregador, a parte derrotada na demanda arcará com todos os custos processuais, tanto os seus com os do vencedor, ou seja, se o trabalhador perder a ação além de pagar o seu advogado ele ainda terá que pagar os custos advocatícios do patrão.
Tais alterações geraram uma enorme redução nas ações trabalhistas, pois o trabalhador mesmo prejudicado, fica com medo de processar o empregador. Essa redução na quantidade das ações trabalhistas por outro lado, tem gerado, por parte de alguns advogados e de escritórios jurídicos, uma verdadeira caça a clientes e nossa categoria não está isenta a essa caça.
Diante disso, além da enorme quantidade de tentativas de golpes, usando como chamariz nomes de advogados e/ou de escritórios jurídicos, utilizando numero de ações nossas que realmente existem, e às vezes utilizando até nome e foto de algum dirigente sindical referindo-se,ainda, a possíveis ações jurídicas que resultariam em volumosos retornos financeiros. Temos agora escritórios que realmente existem, mas que têm pouco ou nenhum conhecimento e experiência quando o assunto é a categoria dos trabalhadores dos Correios, nem por isso deixam de participar dessa caça a clientes.
Diante do exposto, nós como dirigentes sindicais, nos sentimos na obrigação de alertá-los do perigo de preencher documentos no modelo “Cheque em Branco” para alguém que você não conhece, mas que chega te dando garantias de êxitos interessantes, às vezes até direta ou indiretamente desqualificando a assessoria jurídica do SINTECT/GO e te prometendo retornos financeiros maravilhosos. Principalmente para você que é filiado ao SINTECT/GO, já tendo uma assessoria jurídica com vasta experiência e uma longa folha de bons serviços prestados a esta categoria à sua disposição, fica totalmente sem sentido dar ouvidos a este “canto da sereia”.
Você é totalmente livre para buscar alternativas jurídicas para defender os seus interesses, mas posteriormente, em eventuais golpes e prejuízos que sofrer, não poderá alegar que não foi alertado.

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

Assembleia dos trabalhadores aprova, por unanimidade, a contratação de um auxiliar técnico para a realização dos cálculos do PCCS/95

O SINTECT-GO realizou, no dia 16 de novembro, a Assembleia Extraordinária na qual foi aprovada, por unanimidade, a contratação de um auxiliar técnico para fazer os cálculos do realinhamento e dos retroativos do PCCS/95.
Os pontos de pauta da Assembleia eram: Análise de currículo e da proposta de honorários para contratação de auxiliar técnico para cálculo de realinhamento e parcelas vencidas nas execuções derivadas da demanda coletiva do PCCS 1995 (ACP 0000681-80.2010.5.18.0005) e 2- Esclarecimentos e deliberações de outros pontos relativos à execução do PCCS 1995.
Desde 2014, quando houve um parcial realinhamento dos salários-base, que o Sindicato teve que discutir os parâmetros da execução, demonstrando que o percentual correto de cada referência é 5% e não pode parar em 2008 para quem apresentou termo de não aceite e deve seguir até a última referência possível da tabela de salários, sem compensar com qualquer outro instrumento normativo.
Os processos foram julgados conforme os parâmetros defendidos pelo SINTECT-GO e a empresa recorreu para o TST. Vários processos já estão retornando do TST e agora precisamos de um auxiliar técnico para os cálculos do realinhamento dos salários (para manifestar se a empresa está fazendo correto e impugnar se não tiver, mostrando o salário base correto) e para oportunamente apresentar o cálculo das vencidas.
Então, o que foi aprovado nesse dia, em Assembleia, foi a contratação de um auxiliar técnico capacitado para a elaboração da evolução salarial, para análise dos realinhamentos aplicados nessa etapa do processo e para a apuração das parcelas retroativas, que deverão ser apresentadas pelos credores nas execuções dentro do prazo de 60 dias concedidos pelo juiz.
Será disponibilizado EM BREVE um acesso digital para a contratação individual do auxiliar técnico.

Fiquem atentos para as próximas informações sobre o tema em questão!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

Assembleia no dia 23/11 dará início ao novo processo eleitoral do SINTECT-GO

Seguindo o cumprimento do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e em suas Concessionárias, Permissionárias, Franqueadas, Coligadas, Subsidiárias e Terceirizadas no Estado de Goiás (SINTECT-GO), a Diretoria Colegiada vem convocar todos os trabalhadores (as) filiados (as) a participarem da Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 23 de novembro de 2022, para dar início ao Processo Eleitoral Quadriênio 2023/2027.
A Assembleia ocorre na sede do SINTECT-GO, localizada na Rua Anhangá, Qd. 32 A, Lts. 25 e 26 – Vila Brasília, Aparecida de Goiânia e/ou pela Plataforma Virtual Zoom, sendo o link disponibilizado para os participantes até 24 horas antes da data da assembleia, com primeira chamada às 18h30min e segunda chamada às 19h, conforme previstos no Art. 14 – Parágrafo Primeiro: (O quórum de realização das assembleias gerais será em primeira chamada de 50%+1 dos aptos a votar e em segunda chamada, respeitado o intervalo mínimo de 30 e máximo de 45 minutos, será de qualquer número, vencendo a proposta que obtiver maior quantidade de votos dos presentes na segunda chamada).
O ponto de pauta da Assembleia é a eleição e posse da Comissão Eleitoral, que irá acompanhar e organizar todo o processo.

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

 

 

 

PCCS/95:REALINHAMENTO DOS SALÁRIOS-BASE E CÁLCULO DAS PARCELAS RETROATIVAS - CONTRATAÇÃO DE AUXILIAR TÉCNICO

Após a assessoria jurídica do SINTECT/GO fornecer os dados solicitados pelo Juiz da Vara da Execução de Goiânia, a ECT vem sendo intimada a realinhar os salários de quem está na ativa e apresentar a evolução das referências salariais, que servirão de base para o cálculo das parcelas retroativas para todos os credores, ativos e inativos. O valor de cada progressão equivale a 5% de aumento no salário base, com a alternância de uma progressão por antiguidade, a cada 3 anos, e uma progressão de mérito a cada 12 meses.
Não poderá a ECT efetuar compensações com eventuais progressões pagas em razão de acordo coletivo ou outros instrumentos normativos e não poderá paralisar as progressões em 2008, para os que apresentaram termo de não aceite e se mantiveram no PCCS/95, devendo as progressões também transporem os níveis I, II até o III ou Jr, pleno até sênior, ou seja, deverão incidir continuadamente de 2005 até a data atual ou até a data da extinção do contrato de trabalho e seguir por toda a tabela salarial atualmente vigente até a última referência salarial do cargo ou carreira.
Para esta etapa do processo é necessária a contratação de um auxiliar técnico capacitado para a elaboração da evolução salarial para análise dos realinhamentos aplicados e para a apuração das parcelas retroativas, que deverão ser apresentadas pelos credores nas execuções dentro do prazo de 60 dias concedidos pelo juiz.
O Sindicato publicou edital de convocação de assembleia geral para o dia 16/11/2022, quarta-feira, na sede do SINTECT-GO, localizada na Rua Anhangá, Qd. 32 A, Lts. 25 e 26 – Vila Brasília, Aparecida de Goiânia, com primeira chamada às 18h30 (com quórum de 50% + 1) e segunda chamada às 19h (com qualquer número) com os seguintes pontos de pauta: 1- Análise de currículo e da proposta de honorários para contratação de auxiliar técnico para cálculo de realinhamento e parcelas vencidas nas execuções derivadas da demanda coletiva do PCCS 1995 ( ACP 0000681-80.2010.5.18.0005 ) e 2-Esclarecimentos e deliberações de outros pontos relativos à execução do PCCS 1995.
Solicitamos a todos que compareçam à Assembleia para as deliberações necessárias à continuidade das execuções e esclarecimento das dúvidas. Pedimos que seja dada ampla divulgação a este comunicado por suas redes sociais, inclusive para os colegas desligados que também estão executando seus créditos do PCCS/1995.
Qualquer dúvida, entre em contato com os dirigentes sindicais pelos telefones abaixo:

 

Eziraldo - 62 9688-8402       

Dirlene - 62 9522-0092

Ueber - 62 9255-7736

Tiago - 62 9213-3262

Elizeu - 62 9688-8406                                                                                        

Acesse o Chatbot do SINTECT-GO:                                                                                                 

 62 99192-1311

Trabalhador (a), mantenha o seu cadastro atualizado no: (CLIQUE AQUI) para que possa facilitar o andamento do processo de contato, caso necessário!

#Juntos somos mais fortes!
#Se a gente quiser, a gente pode!
#Não fique só, fique sócio!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

 

CAOS NA SE/GO: ASSÉDIO MORAL, TRANSFERÊNCIAS COMPULSÓRIAS, ATRASOS DE PAGAMENTOS

Os dias tem sido difíceis para os trabalhadores (as) dos Correios em Goiás. Além de terem que enfrentar as recorrentes avançadas de assédio moral por parte de muitos gestores a mando de seus superiores, de terem que trabalhar em um ambiente hostil, com clima organizacional péssimo e péssimas condições de trabalho em várias unidades, agora a SE/GO simplesmente tem transferido compulsoriamente de local de trabalho, vários trabalhadores (as), sob a alegação de que estão “adequando” o efetivo das unidades que estão “superavitárias”, conforme implantação de um novo SD. Alegação totalmente falha, pois em todas as unidades tem mão de obra terceirizada contratada para suprir a falta de carteiros na entrega domiciliária.
O caos não termina por aí. São várias as reclamações que tem chegado ao SINTECT-GO por parte de trabalhadores (as) que tem pendências na SE/GO para resolver, tais como: erros de lançamento na folha de pagamento, sábados trabalhados e não recebidos, tickets, AADC de trabalhadores que retornaram do home office, entre outras pendências. A SE/GO simplesmente orienta os trabalhadores (as) a abrirem processos no help desk ou SEI e lava as mãos e deixa com que trabalhadores (as) fiquem há mais de seis meses sem resposta alguma por parte da SE/GO, que deveria intervir junto à administração central e trazer as respostas de forma rápida, pois se trata de pagamento para o suprimento das famílias dos trabalhadores (as). Situação que já vem se estendendo e que, inclusive, o SINTECT-GO já notificou via ofício a SE/GO e não obteve resposta.
Nesse sentido, o SINTECT-GO orienta a todos os filiados (as) que tiverem processos administrativos, solicitando regularização de pendências na SE/GO, como das citadas acima, que procurem os diretores do SINTECT-GO para que juntos busquemos na justiça, junto ao Ministério Público do Trabalho, a regularização desta situação que já vem trazendo danos aos trabalhadores (as) há muito tempo.

# SINTECT-GO na luta sempre!
# Na defesa incansável de seus filiados!
# Não à privatização dos Correios!
# Chega de assédio moral!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

AADC - SINTECT-GO segue na luta pelos pagamentos aos trabalhadores (as)

As ações individuais e plúrima realizadas contra os Correios para o recebimento do Adicional de Atividade de Distribuição e Coleta Externa – AADC, pelos trabalhadores (as), vem sendo uma batalha do SINTECT-GO juntamente com a sua assessoria jurídica. Paralelamente a essas ações, segue também a ação coletiva da FENTECT e a de todos os Sindicatos, acarretando uma grande demanda de ações no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Com isso, o TST tem julgado as ações por meio do Incidente de Recurso Repetitivo (IRR), onde um processo entre todos de uma ação é julgado e, assim, se aproveita a decisão como parâmetro para as outras. Os Correios vêm recorrendo no STF para não pagar, mas à medida que as ações vão transitando o trabalhador (a) é informado e a ECT tem que implementar no contracheque e pagar as vencidas.
Para quem teve trânsito em julgado na ação e foi chamado pelo Sindicato para enviar a ficha cadastral e financeira não muda mais, agora será apenas cobrança de retroativos. Os demais devem aguardar o julgamento dos processos individuais e plúrima e também do coletivo da Federação.
O trabalhador deve estar ciente de que o Sindicato está controlando para todos, não é preciso fazer nada apenas aguardar e na hora correta um dirigente sindical entrará em contato para que sejam enviadas as fichas para a execução das retroativas. Até lá deve aguardar.
O SINTECT-GO não cobra para fazer as execuções nem pede para depositar valores para andamento nos processos. Fique atento, pois se houver alguém pedindo dinheiro para isso é golpe! Quando o trabalhador (a) recebe o pagamento, no final do processo, é que saem os valores para as assessorias jurídicas. Cuidado com os golpes! Qualquer contato nesse sentido fale com o Sindicato!
Alertamos que os trabalhadores (as) desejosos por informações sempre as procurem junto à fonte, ou seja, os dirigentes sindicais, via telefones abaixo, evitando especulações e divulgação de informações imprecisas:

Eziraldo – 62 9688-8402                                                                   
Dirlene - 62 9522-0092
Ueber - 62 9255-7736
Tiago - 62 9213-3262
Rilan - 62 9254-5973
Elizeu - 62 9688-8406

Acesse o Chatbot do  SINTECT-GO:
 62 99192-1311

Solicitamos, também, que os trabalhadores (as) atualizem seus cadastros junto ao Sindicato para que possam ser localizados com facilidade e, assim, os trâmites da execução não fiquem parados. Para atualizar seu cadastro ligue: 3280-4415 ou envie mensagem para o whatsapp do Sindicato: 62 9255-1633 ou Acesse: http://www.sintectgo.org.br/central/filiacao/ e siga o passo a passo intuitivo do sistema.

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO

Assinar este feed RSS